Entenda sobre fortalecimento da marca a partir do case Mirokumai

Posicionar marcas no mercado de maneira assertiva tem sido um dos grandes desafios no universo do marketing e da publicidade. Muito mais do que aumentar as vendas, agregar valor e estreitar o relacionamento com o cliente têm sido primordiais para o fortalecimento e permanência da empresa no seu segmento.

 

Um case recente que obtivemos sucesso foi a campanha do arroz Mirokumai, do cliente Azuma Kirin Company. Ele nasceu da necessidade de criar uma identidade para um produto específico, percebida tanto pela agência quanto pelo cliente. “A Azuma Kirin Company oferece diversos tipos de produtos e para públicos diferentes. O público que compra o shoyu não é o mesmo público que compra arroz ou tempero, por exemplo”, afirma Gustavo Loureiro, co-fundador e diretor de atendimento da Galpão 162.

 

Ele ainda afirma que, devido a multiplicidade de público-alvo, era necessário uma comunicação diferente para cada um. Como já tínhamos experiência com a construção da marca de forma geral, mas nunca tivemos a chance de trabalhar um produto específico. Daí veio o nosso desafio. Afinal, o objetivo não era apenas comunicar para vender, mas sim incentivar novos hábitos e trazer uma abordagem inovadora e criativa ao mercado.

 

O processo

 

O arroz Mirokumai foi eleito pelo cliente como o primeiro produto de comunicação diferenciada, pois além de desafiador, ele tem mais rentabilidade. Tínhamos como objetivo durante a campanha criar uma cultura do arroz que estreitasse o relacionamento do produto com distribuidores e com o consumidor final, inserindo doses de comunicação fun quando cabível ao contexto, e assim, inseri-lo na mente do consumidor com fidelização por meio de suas características.

 

Para isso, foi necessário uma imersão da equipe criativa da agência com os diretores da empresa e estudo aprofundado de todo o processo de fabricação do arroz, do plantio à venda, além do estudo do público, muito tradicional na cultura japonesa e fiel ao consumo - mesmo se tratando de um produto commodity. Durante todo o processo de criação do conceito foi muito importante contar com a colaboração do cliente, que se dispôs a ajudar e acreditou totalmente no nosso trabalho.

 

Após todo o processo, conseguimos chegar no objetivo: um produto com imagem bem construída, com uma comunicação comercial que destaca a qualidade e o sabor como argumentos principais. Foi necessário destrinchar outras campanhas que, de fato, comprovam o sucesso da nova comunicação do Mirokumai: a promoção das EcoBags, que dava sacolas na compra do arroz, e o Diamond Experience Mirokumai, um workshop direcionado para chefs de restaurantes e influencers do setor gastronômico com o objetivo de divulgar o produto.

 

“Mesmo que a intenção final seja vendas, trabalhar a comunicação em todas as etapas de forma efetiva garante um resultado positivo - que é estreitar o relacionamento com o cliente e a empresa. E foi o que aconteceu”, ressalta Gustavo. “Se eu, como distribuidor, tenho um relacionamento melhor, exponho o produto de uma forma melhor, consequentemente há o fortalecimento da relação com o on trade. Temos melhor posicionamento no mercado e, claro, melhora nas vendas”, finaliza.  Se isso será aplicado em outros produtos da companhia? Pode apostar que sim.

 

Clique aqui para conhecer o nosso case completo

 

Omar Hamam Júnior é co-fundador e diretor de novos negócios da Galpão 162.

 

 

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